Profissão de fotógrafo poderá ser regulamentada

© Foto da web

A profissão de fotógrafo poderá ser regulamentada, de acordo com o Projeto de Lei 5187/09 que tramita na Câmara dos Deputados. A proposta, de autoria do deputado federal Severiano Alves (PDT-BA) prevê a prática fotográfica profissional para os graduados em fotografia no Brasil, desde que em universidades devidamente reconhecidas, bem como os diplomados em fotografia por escolas de nível superior localizadas no exterior, cujos diplomas foram revalidados no Brasil, conforme a legislação vigente.

De acordo com o Projeto, os fotógrafos não graduados que exercem a profissão há pelo menos dois anos consecutivos ou quatro anos intercalados poderão ser reconhecidos como fotógrafos profissionais mediante comprovação da sua atividade. Essa comprovação poderá ser feita por meio de entidades de classe, registros na carteira profissional e recibos de pagamento.

Alves avalia que "não ter a profissão reconhecida é uma discrepância", considerando que “o Brasil é pioneiro nessa técnica”. Destaca ainda que em quase todo o mundo a profissão de fotógrafo é reconhecida e regulamentada, e cita como exemplos os Estados Unidos, que em 1978 já tinham mais de quatro mil cursos de graduação e 918 de pós na área, e o Peru, cuja Academia de Fotografia já tem 70 anos. Entretanto, alguns profissionais da área analisam a proposta de Alves como embate entre conhecimento prático e técnico. "Sou a favor de que todo o profissional tenha uma boa formação. Mas isso não significa, necessariamente, uma formação acadêmica. O que regulamenta é o talento. Como você vai formar isso em uma escola?", questionou o fotógrafo Orlando Brito.

3 comentários:

Caio disse...

Ser que isso vai pegar mesmo? Rummm...

Gerlan Vieira disse...

Acho que o estudante de jornalismo que cumpra a disciplina de fotografia também deve ser habilitado para profissão.

Baltazar disse...

Sou contra o Orlando Brito quando diz que o que regulamenta é o talento. Técnica não é tudo e talento também não. O estudo ainda é uma grande ferramenta de percepção crítica.