Nobel de Física: CCD

Esquema de captação da imagem

William Boyle e George Smith repartiram uma das metades do Nobel de Física deste ano, por terem inventado a primeira tecnologia de imagem que utiliza um sensor digital (CCD), material sensível usado em quase todas as áreas da fotografia atualmente.

A tecnologia CCD usa um efeito fotoelétrico, teorizado por Albert Einstein, que valeu ao famoso físico o Nobel de 1921. Através deste efeito, a luz é transformada em sinais elétricos. O desafio a que se propuseram Boyle e Smith, ao conceber um sensor de imagem, foi torná-lo capaz de captar e ler sinais numa enorme quantidade de pontos de imagem (pixel), muito rapidamente.

O CCD tornou-se o olho eletrônico das câmaras digitais e revolucionou a fotografia: a luz passava a poder ser capturada eletronicamente, em vez de numa película. E, claro, se já está sob formato digital, fica facilitada a distribuição dessas imagens, por fibra ótica ou outros canais.

5 comentários:

Ritinha Lins disse...

Flores a nossa querida película...

Victor Sá disse...

Afinal de contas...

...CCD: mocinho ou vilão?

Reika disse...

Vilão???? Tá louco!!!??? Um grande evento da hamanidade. Antes para se enviar uma imagem de um lugar para outro levava horas, dias! Hoje segundos!!!!!

Flavio Ciro disse...

Sim, um grande invento e que revolucionou a fotografia, assim como o filme de rolo fez um dia. O que não muda e que certamente demorara muito a acontecer, é o principio fotografico: Luz controlada pela exposição medida, lente, formação da imagem sobre o material sensivel e finalmente sua fixação. Entao, a imagem. Antes de tudo porem: O fotografo.

Marcos disse...

Acho um vilão pelo menos em boa medida. Podou um pouco do charme e expectativa pelo material produzido.