Trabalho fotográfico se destaca na UNEB

© Remanescer

Remanescer é o título do livro entregue como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), exigência parcial para a graduação de Jornalismo em Multimeios na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pelos alunos Leônidas Vidal, Fernanda Mendes e Giorgia Kelsen.

O livro de fotografias valoriza a cultura e a memória coletiva negra nas comunidades quilombolas de Cupira, Inhanhun e Serrote, situadas no município de Santa Maria da Boa Vista (PE).

© Remanescer

Localizadas às margens do Rio São Francisco, as vilas extraem o sustento da pesca e da agricultura irrigada. Atualmente, as três comunidades vivenciam a possibilidade de suas histórias, memórias e 300 anos de resistência, serem arrastadas pelas águas do Velho Chico, devido à construção de mais uma barragem no Nordeste brasileiro.

No livro, as fotos traduzem movimentos e singularidades do cotidiano quilombola, além das suas manifestações, mostrando a resistência e a preservação da cultura negra.

© Remanescer

10 comentários:

Flavio Ciro disse...

Rezei pra isso e olha aí.
A linguagem fotografica em seu uso pleno.
Parabens a vcs que entenderam que este é um caminho de contar as coisas.
Posso me sentir parte, pequena, disso?
Gostaria muito.
Abs.

Kinho Sousa disse...

Já está nas bancas? Onde consigo um exemplar?

Deve ser um bom trabalho de denúncia.

Isabella MenSant! disse...

Tive a oportunidade de olhar a obra de Fernanda, Leonidas e Georgia e o livro está perfeito. Com fotos lindissimas, frases mtu bem selecionadas e a capa é um charme.

Parabéns a equipe!! Sucesso a todos.

Patrícia Telles disse...

Parabéns!!!
Em momento algum esperei algo diferente. Sempre acreditei no projeto e a vontade de vocês fez do livro uma maravilha. Agradeço a oportunidade que me deram de acompanhar todo o processo e produzir o documentário. Já deu até saudade... Foi mais uma experiência única pra minha caminhada. Dia 12 tem mais...

Os Chicos disse...

Lindas fotos. E é muito bom ver um trabalho dessa qualidade sobre um belo pedaço do São Francisco. Estivemos em Santa Maria na primeira parte do nosso projeto Os Chicos, por meio do qual lutamos pela documentação da cultura oral da população ribeirinha. Convidamos a todos para conhecerem um pouco do projeto pelo nosso site www.oschicos.com.br

Parabéns pelo trabalho!

Fernanda Mendes disse...

O livro Quinho, é um projeto social, com o objetivo de divulgar e valorizar a cultura afro-brasileira. Portanto, não vai ser comercializado. Estamos tentando patrocínios para a publicação e assim, podermos distribuir alguns exemplares em Universidades e entidades negras e culturais.
Quando for publicado entramos em contato contigo.
Aos demais, obrigado(a) pelos comentários, Remanescer foi realizado com muito esforço, trabalho e dedicação.

Carla Paiva disse...

Uma bela cria mesmo....
Pode sim, Ciro, se sentir parte dele. Afinal, é o resultado de quatro anos e meio de formação, mais de quarenta disciplinas e várias mentes ....
Mais uma vez, meus parabéns aos três fotojornalistas.
Paty, obrigada por nos ajudar tb.

Carla

Cecilio Bastos disse...

Pesquisa densa e belas fotografias. Na diagramação, excelente distribuição que qualificou a narrativa da obra.

Parabéns camaradas pela forma que a imagem tomou no trabalho de vocês.

Não foram apenas clicks!

Cleber disse...

Fiquei babando para ver esse livro. É importante discusos como esse. Me deixa feliz ver jornalistas críticos saindo do forno.

Andrea Cristiana disse...

Fernanda, Leo, parabéns, voces merecem todo brilho...E quero ver as fotos pessoalmente. Essas fotos já demonstram a seriedade e a beleza de um projeto verdadeiramente preocupado com o ser, e não apenas com a beleza estética de um click. Viva!