© Reuters
O tratamento aplicado nas fotografias continua causando polêmica. O caso mais recente que repercutiu no mundo todo, foi a imagem do vulcão na Islândia.
A fotografia foi capturada por um agricultor nativo e distribuída pela Agência Reuters. A imagem, que passou por um intenso processo de tratamento, foi publicada em vários veículos do mundo todo.
Além da manipulação da foto, dúvidas foram levantadas sobre a fonte e, após as diversas críticas geradas em torno do caso, a Reuters retirou a fotografia do seu banco de dados.
Mais sobre a notícia aqui.
A fotografia foi capturada por um agricultor nativo e distribuída pela Agência Reuters. A imagem, que passou por um intenso processo de tratamento, foi publicada em vários veículos do mundo todo.
Além da manipulação da foto, dúvidas foram levantadas sobre a fonte e, após as diversas críticas geradas em torno do caso, a Reuters retirou a fotografia do seu banco de dados.
Mais sobre a notícia aqui.
6 comentários:
Nem sei o que dizer sobre isso, mas minha primeira conclusão é que as cores foram alteradas apenas.
Claro, temos uma foto com impacto bem maior, mas nada mais. A veracidade não foi comprometida. A fumaça não é maior, a grama esta la e é a mesma. Apenas um pouco mais verde. O ceu acima das nuvens no final das contas foi o que mais se alterou.
\O resto sofreeu apenas contraste e cores mais vividas.
Nada comparada aqule a foto do ataque israelense ao Libano quando a quantidade de fumaça foi aumentada.
Gostaria de ouvir mais opniões.
Verdade, quanto as cores ainda vai, mas e a fonte? Pelo que li por aí, ninguém sabe dizer sobre o paradeiro do autor da foto. Será que é uma foto deste ano?
Essa polêmica é interessante para o universo acadêmico. Verdade que muitos publicaram essa foto, inclusive o todo poderoso Times. E agora? Como fica? Culpa da Agência ou do jornal que publicou, que é um cliente da Agência?
Essa polêmica é interessante para o universo acadêmico. Verdade que muitos publicaram essa foto, inclusive o todo poderoso Times. E agora? Como fica? Culpa da Agência ou do jornal que publicou, que é um cliente da Agência?
Acredito que é culpa da Agência. Ela perde com isso credibilidade e isso pesa muito. Quem perde mais ainda são os receptores da informação.
Ficou parecendo foto HDR...
Postar um comentário