Na trilha do cangaço

casa de dona Jacosa, avó de Virgulino
© Márcio Vasconcelos

Inspirado no material fotográfico documental deixado pelos fotógrafos do período entre 1922 e 1938, principalmente o filme e as fotografias de 1936 do libanês Benjamin Abrahão, o fotógrafo Márcio Vasconcelos concebeu o projeto "Na trilha do cangaço: Um ensaio fotográfico pelo sertão que Lampião pisou". Seu esforço foi recompensado com a conquista do 11º Prêmio Marc Ferrez de Fotografia.

A riqueza de imagens legada desse período impressionou o fotógrafo, quando ele ainda pesquisava o tema, já que a oralidade predominava naquela época, especialmente nos grotões dos estados nordestinos.

"Os cangaceiros, assim como seus perseguidores, deixaram uma grande quantidade de documentos fotográficos, testemunhos indiscutíveis de um dos episódios mais violentos da história brasileira. Lampião, durante todo o período em que dirigiu o cangaço e reinou sobre o sertão, fez questão de registrar, por meio de imagens fotográficas, alguns momentos fortes de sua vida", esclarece Vasconcelos.

"Sob as roupas de Lampião, quando ele morreu, foi encontrada uma grande quantidade de fotografias. Algumas representavam pessoas mais próximas, outras representavam cangaceiros de seu grupo, mortos em combates precedentes. E, fato surpreendente, uma delas representava o tenente João Bezerra, seu assassino, como se Lampião tivesse carregado consigo o resumo de sua vida, desde sua juventude antes de entrar no cangaço até sua morte anunciada, como se tivesse feito de seu corpo o suporte e o território de sua memória", complementa o fotógrafo.

A revista Photo Magazine, edição 37, fez uma matéria especial, disponibilizando várias fotografias, sobre este ensaio.

Mais fotos de Márcio Vasconcelos.

2 comentários:

Catarina Santiago disse...

Visitei o site do projeto do Márcio Vasconcelos. Tem fotos bem construídas e outras achei até clichê demais. Vejo uma inspiração baseada em Evandro Teixeira. Mas isso não tira o mérito do trabalho do Márcio.

Flavio Ciro disse...

Tambem gostei do material Catarina, mas eh bem diferente do estilo do Evandro.
A luz dele eh mais construida, os personagens, embora alguns posados, sao colocados de uma forma bem distinta do que Teixeira faz.
Acho que podemos dizer que este material eh Original o bastante, mesmo tendo sido inspirado em imagens produzidas pelo Benjamin Abrahao.