Exposição retrata trabalhadores do comércio de Juazeiro (BA)

2 comentários

© Emerson Rocha

Por Kelly Ferreira/Agência MultiCiência
Estudantes do 6º período do curso de Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), retratam aspectos da cultural regional na exposição “Mercados e Mercadores”.

Composta por 12 fotos, a exposição traz o registro de trabalhadores do Camelódromo Dois de Julho e do Mercado Joca de Souza, na cidade de Juazeiro-Ba. Segundo a professora de Fotojornalismo e idealizadora do evento, Márcia Guena, a ideia é retratar o cotidiano dos trabalhadores no comércio. “Nas fotos, privilegiam-se o homem, a mulher e o trabalho, com ângulos que enfatizam a sua presença no cotidiano do comércio”, afirma a professora.

"Mercados e Mercadores" está aberta à comunidade no Departamento de Ciências Humanas, campus III, das 8h da manhã até às 22h, por período indeterminado.

Especial Thomaz Farkas

2 comentários

Experiência surrealista com colegas da Poli, São Paulo/SP, 1947
© Thomaz Farkas

Ensaio do Balé Russo no Teatro Municipal de São Paulo/SP, 1946
© Thomaz Farkas

Aos 86 anos morre o fotógrafo Thomaz Farkas

1 comentários

O fotógrafo Thomaz Farkas, 2006
© João Sal

O fotógrafo Thomaz Farkas morreu sexta-feira (25/03), aos 86 anos. De acordo com o boletim médico a causa foi falência múltipla de órgãos.

Ele ficou 21 dias internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e após ter alta, na manhã da sexta (25), faleceu em casa às 18h.

Nascido em Budapeste, Hungria, Farkas se mudou para o Brasil nos anos 1930. O seu pai foi um dos fundadores da rede Fotoptica, que iniciou a venda de equipamentos fotográficos no país. Farkas assumiu a direção da empresa após a morte do pai, nos anos 60, e ficou à frente da empresa até 1997.

Farkas teve grande destaque, sobretudo, no cenário artístico nacional, como fotógrafo, professor, diretor e produtor de cinema.

Ao lado de Geraldo de Barros (1923-1998) e German Lorca, ele participou do Foto Cine Clube Bandeirantes, grupo que retratou a urbanização do país na década de 50 e que se destacou pelas imagens construtivistas.

Entre 1964 e 1972, ele realizou um projeto conhecido como Caravana Farkas, uma série de documentários sobre a cultura popular no interior do Brasil. Participaram do proejto Eduardo Escorel, Maurice Capovilla, Geraldo Sarno, entre outros.

Japão

2 comentários

© Toshiyuki Tsunenari/Asahi Shimbun, Associated Press

Exposição fotográfica "Caboclos & Decá"

4 comentários

© Illa Grazianne Silva Ribeiro

Caboclos & Decá: expressões do candomblé
Fotógrafa: Illa Grazianne Silva Ribeiro
Visitação: de 11/3 a 11/4
Local: Terreiro Yle Ase Aira Onin Danco - Rua Dom José Rodrigues, 566, Bairro Quidé, Juazeiro (BA)
Contato: (74) 8806-0683 ou (87) 9627-4397
Entrada gratuita