Fotografia em grupo

6 comentários

© Mauricio Fidalgo

O coletivo "Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco" já conta com o próprio blog para a exposição dos encontros.

Além das mostras virtuais, o espaço vai agendar as próximas jornadas, interagir com os seguidores, discutir temas relacionados a arte de fotografar e conservar a memória do grupo.

Inaugurado em agosto de 2010, o projeto do fotógrafo Marcus Ramos é o que mais reúne adeptos da arte no Vale do São Francisco para a prática em grupo.

Fotografia ALE 2011

1 comentários

Solenidade
© Daniel Bahia Gontijo

A ALESAT Combustíveis S/A realiza evento cultural no campo da fotografia. Essa já é a segunda edição do concurso que tem como objetivo valorizar o trabalho dos fotógrafos amadores em viagens por roteiros brasileiros.

As inscrições seguem até o dia 15 de abril deste ano através do site da empresa. Cada participante poderá fazer o upload de até cinco imagens, que devem estar em formato JPEG e com até 1MB.

Os autores das melhores fotografias serão premiados com TVs de LCD de 42", GPS e vários outros prêmios.

Divulgado o resultado do WPP 2011

3 comentários

World Press Photo of the Year 2010
© Jodi Bieber

A fotografia publicada na capa da revista Time em 01 de agosto de 2010 foi a grande vencedora do World Press Photo 2011. A imagem retrata uma jovem afegã, de dezoito anos, mutilada pelo marido.

Veja outras categorias premiadas pelo WPP 2011:

Spot News: 1st prize singles
© Péter Lakatos

Spot News: 3rd prize stories
© Lu Guang

Spot News: Honorable Mention prize stories
© Alexandre Vieira

General News: 2nd prize singles
© Guang Niu

No site do World Press Photo é possível acessar a lista completa das fotografias premiadas.

POYi abre inscrições para concurso

3 comentários

Berlingske
© Mads Nissen

The Death of the Colorado
© Brian L. Frank

O concurso POYi, criado pela Escola de Jornalismo de Missouri em 1944, reconhece o trabalho de fotógrafos e editores que documentam com excelência fatos, tendências políticas e questões sociais.

O novo concurso para a América Latina é dirigido por Loup Langton, diretor do Programa de Fotojornalismo da Universidade de Miami, e Pablo Corral Vega, fotojornalista equatoriano e atual bolsista da Fundação Nieman para o Jornalismo em Harvard.

As inscrições nas quase 20 categorias do concurso estarão abertas até 25 de fevereiro de 2011. Os trabalhos serão apreciados por um júri formado por renomados fotojornalistas e educadores das Américas e da Europa.

O relator será o fotógrafo brasileiro Iatã Cannabrava, diretor do Estúdio Madalena. Fundado em 1989, o Estúdio Madalena organiza o Festival Paraty em Foco, o Encontro de Coletivos Fotográficos Ibero-Americanos, a expedição fotográfica De olho nos Mananciais e o Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo. (Mais informações sobre o concurso estão disponíveis nos sites da Nuestra Mirada e do POYi).