O fotógrafo e a transformação da paisagem

Cheia do Rio Solimões. Comunidade Matrixã, Codajás, AM, 2004.
© José Caldas

Continua em cartaz até o dia 23 de maio, a exposição "Brasil e a Transformação da Paisagem", com 52 imagens da obra do fotógrafo sergipano José Caldas. A mostra aponta para um Brasil de paisagens múltiplas e em transformação contínua.

As curadoras da exposição, Ângela Magalhães e Nadja Peregrino, ressaltam que o fotógrafo “José Caldas não se detém num formalismo vazio e anacrônico. Ao contrário, o conteúdo estético alinha-se a uma preocupação ecológica e política conectada com suas próprias indagações existenciais. Não à toa, é um trabalho in progress que vem sendo realizado por mais de duas décadas, sem sinais visíveis de que tenha esgotado o interesse pelo assunto”.

Farol do Cabeço, ilha de Arambipe (SE).
© José Caldas

O Brasil teve um percurso histórico muito predatório de seus recursos naturais, o que se intensificou nesse período. A capacidade produtiva do país e sua realidade demográfica tornaram esse processo mais extensivo, com potencial ascendente.

Ao mesmo tempo, a consciência ambiental ganhou força, se disseminou globalmente e com ela a postura crítica à utilização displicente das reservas naturais do País e às agressões à natureza.

Exposição: Brasil e a Transformação da Paisagem.
Visitação: até 23 de maio de 2010.
Local: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro - São Paulo (SP) - Galeria Humberto Betetto.
Horários: De terça-feira a domingo, das 9 às 21h.
Informações: (11) 3321-4400.
Site: http://www.brasileatransformacaodapaisagem.com
Entrada franca.

3 comentários:

Flavio Ciro disse...

Pessoal
O que mais me chama a atenção no trabalho do José é esta coisa dele usar formas e perpectivas nas suas fotos com grande habilidade e conhecimento estetico. Depois da foto aerea feita na nossa regiao que mostra o zig zag da estrada, como uma linha escrita, na imensidao do semiarido, esta da cheia no rio que mais me lembra um deserto de areia e a decadencia "digna" do farol, ainda belo e resistente ao tempo.
Muito legal.

Christine disse...

sem duvidas esta foto da cheia do solimões está incrivel e a fantasmagorica do farol é show.

Marilia disse...

Em tempos de construção de barragens e hidrelétricas, esta mostra veio pra fazer o povo pensar. É a fotografia a serv~iço do social.