Reuters exclui fotografia do banco de imagens e pede desculpas

6 comentários

© Reuters

O tratamento aplicado nas fotografias continua causando polêmica. O caso mais recente que repercutiu no mundo todo, foi a imagem do vulcão na Islândia.

A fotografia foi capturada por um agricultor nativo e distribuída pela Agência Reuters. A imagem, que passou por um intenso processo de tratamento, foi publicada em vários veículos do mundo todo.

Além da manipulação da foto, dúvidas foram levantadas sobre a fonte e, após as diversas críticas geradas em torno do caso, a Reuters retirou a fotografia do seu banco de dados.

Mais sobre a notícia aqui.

O fotógrafo e a transformação da paisagem

3 comentários

Cheia do Rio Solimões. Comunidade Matrixã, Codajás, AM, 2004.
© José Caldas

Continua em cartaz até o dia 23 de maio, a exposição "Brasil e a Transformação da Paisagem", com 52 imagens da obra do fotógrafo sergipano José Caldas. A mostra aponta para um Brasil de paisagens múltiplas e em transformação contínua.

As curadoras da exposição, Ângela Magalhães e Nadja Peregrino, ressaltam que o fotógrafo “José Caldas não se detém num formalismo vazio e anacrônico. Ao contrário, o conteúdo estético alinha-se a uma preocupação ecológica e política conectada com suas próprias indagações existenciais. Não à toa, é um trabalho in progress que vem sendo realizado por mais de duas décadas, sem sinais visíveis de que tenha esgotado o interesse pelo assunto”.

Farol do Cabeço, ilha de Arambipe (SE).
© José Caldas

O Brasil teve um percurso histórico muito predatório de seus recursos naturais, o que se intensificou nesse período. A capacidade produtiva do país e sua realidade demográfica tornaram esse processo mais extensivo, com potencial ascendente.

Ao mesmo tempo, a consciência ambiental ganhou força, se disseminou globalmente e com ela a postura crítica à utilização displicente das reservas naturais do País e às agressões à natureza.

Exposição: Brasil e a Transformação da Paisagem.
Visitação: até 23 de maio de 2010.
Local: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro - São Paulo (SP) - Galeria Humberto Betetto.
Horários: De terça-feira a domingo, das 9 às 21h.
Informações: (11) 3321-4400.
Site: http://www.brasileatransformacaodapaisagem.com
Entrada franca.

Exposição coletiva | A Moment in Time

3 comentários

© Lens

"A Moment in Time" é o título da mostra coletiva que será promovida pelo The New York Times, no dia 2 de maio, através do blog Lens. O movimento tem o objetivo de unir fotógrafos, amadores ou profissionais, do mundo todo por meio da imagem.

O evento vai funcionar da seguinte forma: no dia 2 de maio, cada participante deve capturar uma imagem no exato momento das 15h UTC (12h no nordeste brasileiro) e logo em seguida enviar a fotografia no link submit.nytimes.com/momento. Esse endereço só será ativado no dia do evento, às 15h UTC.

A temática da mostra virtual é livre, mas a comissão organizadora sugere algumas categorias: comunidade, música, trabalho, família, relacionamentos, natureza e meio ambiente, religião, artes e entretenimento, dinheiro e economia, assuntos sociais. As fotografias que se destacarem irão compor uma exposição promovida pelo The New York Times.

Na página de envio, o participante terá que efetuar o upload da imagem, identificar o local e o tema da fotografia, além de legendar o instantâneo. O arquivo a ser enviado não deve superar o tamanho de 5mb e ter, no mínimo, 1000 pixels de largura. Alterações nas fotos não serão permitidas, exceto ajuste de brilho e contraste. O evento segue as normas do fotojornalismo internacional. Após o envio, as fotografias, automaticamente, irão ser listadas no blog do NYTimes.com.

Em cartaz | PRESS - olhares paralelos

10 comentários

A mostra é a compilação das 24 fotografias selecionadas no concurso "Seis da IX", promovido pelo MAGEM em 2009.

© MAGEM

O Mural Galeria Fotógrafo Euvaldo Macedo Filho lança a mostra virtual "PRESS: olhares paralelos". A exposição revela percepções dos estudantes de jornalismo que participaram do concurso fotográfico "Seis da IX" e foram selecionados.

A seleção é formada por oito estudantes de jornalismo do Brasil. As fotografias apresentam composição jornalística e podem ser apreciadas através do endereço eletrônico www.wix.com/galeriamagem/press.

Exposição:
PRESS: olhares paralelos
Aberta ao público virtualmente:
a partir do dia 13 de abril
Onde: www.wix.com/galeriamagem/press
Mais informações entre em contato: galeriadefotografia@gmail.com

Nos Jardins do Éden | Christian Cravo

5 comentários

Com informações do MAM-BA

"O trabalho realizado no Haiti retrata uma realidade que não faz parte apenas da minha interpretação, é uma realidade concreta. Trago um ângulo, um prisma. Assim como o candomblé da Bahia, o voodoo está lá. É real, intenso e pulsante… Além de exercer uma função social e o que faz dele ressonante é a prática ritualística carregada de uma estética muito particular enquanto religião e sociedade."

© Christian Cravo

O Museu de Arte Moderna da Bahia apresenta, de 13 de abril a 16 de maio, a mostra inédita Nos Jardins do Éden, do fotógrafo Christian Cravo. A exposição revela em imagens feitas em preto e branco, de grandes dimensões, a profunda relação devocional dos haitianos adeptos do vodu com elementos da natureza, em especial a água dos rios e cachoeiras.

© Christian Cravo

A entrega, a pureza, o transe e a força dos rituais de transcendência são denunciados neste trabalho do fotógrafo baiano, parte integrante de um projeto maior de sua autoria, também dedicado à documentação de manifestações religiosas no Brasil e na Índia. Uma série de imagens do Haiti, assolado pelo terremoto ocorrido no início deste ano, complementa a mostra e serão projetadas na Capela.

No dia 13 de abril, terça-feira, às 16h, Christian estará no MAM-BA, acompanhando os visitantes em um roteiro mediado e apresentará seu processo de pesquisa, técnicas adotadas e metodologia de trabalho.

© Christian Cravo

Confira aqui uma entrevista com o fotógrafo e mais informações sobre a exposição.

Florianópolis promove festival de fotografia

0 comentários

© Divulgação

A cidade de Florianópolis (SC) sediará de 17 a 21 de maio de 2010 o Festival de Fotografia Floripa na Foto. O evento, que irá ocorrer no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, deverá reunir grandes nomes da fotografia brasileira em palestras, oficinas, workshops, exposições e leituras de portfólio.

Entre os workshops, estão Photoshop Lightroom, com Clício Barroso; 50 anos de Fotojornalismo, com Evandro Teixeira, e Ortografias Fotográficas, com Walter Firmo. Para as oficinas, as opções são Introdução à Fotografia de Natureza, com Zé Paiva; Fotografia Autoral, com Milla Jung; e Retratos da Pesca: o Cotidiano Nosso de Cada Dia, com Mara Freire.

Os workshops custam R$ 180, para inscrições feitas até o dia 10 de abril de 2010. Já as oficinas têm preço de R$ 90 cada. As palestras são gratuitas, mas é necessário fazer a inscrição previamente. Outras informações sobre o evento catarinense estão no site floripanafoto.com.

Fotografia para o fim de semana

5 comentários

Ser irmão
© Jaquelyne Costa

"Essa foto, primeiramente, a registrei em meu olhar. Estava a passeio numa chácara e essas crianças estavam para cima e para baixo, brincando, que é o que uma criança de verdade faz! Então, quando vi que o irmão mais velho levou sua irmãzinha ao esguicho de irrigação do gramado, não resisti: peguei minha câmera e cliquei esse momento que simboliza a cumplicidade e o amor que há na relação fraterna".