Lua da semana

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Luar no Sertão, 30/03/2010
© Flávio Ciro

Paisagem petrolinense está entre as fotografias da exposição de José Caldas

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Projetos irrigados de Petrolina (PE), 1996. Ao fundo o lago de Sobradinho.
© José Caldas

As mutações da paisagem do semi-árido São Francisco são reveladas entre as fotografias da exposição "Brasil e a Transformação da Paisagem", do fotógrafo sergipano José Caldas. A mostra será inaugurada dia 03 de abril na Caixa Cultural São Paulo (Sé).

Com 52 imagens e sob a curadoria de Ângela Magalhães e Nadja Peregrino, a mostra apresenta como tema as transformações da paisagem, geradas pelo homem e pela própria natureza, em sentidos, ritmos e ciclos variados, em movimentos mínimos e outros grandiosos, e mesmo pelo ato fotográfico em si.

O fotógrafo José Caldas é reconhecido como um dos mais importantes documentaristas da natureza brasileira em atividade e atualmente é presidente da Associação Brasileira de Fotografia de Natureza (AFNatura).

Exposição: Brasil e a Transformação da Paisagem.
Abertura para convidados e imprensa: dia 03 de abril de 2010, às 11h.
Visitação: 03 de abril a 23 de maio de 2010.
Local: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro - São Paulo (SP) - Galeria Humberto Betetto.
Horários: De terça-feira a domingo, das 9 às 21h.
Informações: (11) 3321-4400.
Site: http://www.brasileatransformacaodapaisagem.com
Entrada franca.

Adobe anuncia surpresas durante o Photoshop Conference 2010

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© Divulgação

Durante o Photoshop Conference 2010, maior congresso sobre o software Adobe Photoshop na América Latina, além das discussões em torno da ferramenta, lançamentos irão acontecer.

Entre as principais novidades, está o anúncio oficial de lançamento do Photoshop CS5. A Adobe vai divulgar a nova versão do aplicativo durante os dias do evento.

"É uma enorme alegria que abrimos o Photoshop Conference para essa importante novidade para o mundo do tratamento e criação de imagens. Sem dúvidas, os usuários ficarão surpresos com o que o Photoshop CS5 tem a oferecer”, disse Alexandre Keese, organizador do Photoshop Conference e Adobe Certified Expert em Photoshop.

Photoshop Conference 2010
12 a 14 de abril
Centro de Convenções Rebouças, São Paulo/SP
www.photoshopconference.com.br

Com informações do Fotografia DG

Aviso sobre manipulação na imagem poderá ser obrigatório em publicidade

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Beyoncé aparece mais clara em anúncio da empresa de cosméticos L'Oréal
© Imagem da internet

Agência de propaganda que veicular imagem manipulada sem o aviso poderá ser multada em até R$ 50 mil.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), que torna obrigatória a informação ao público sobre a manipulação de imagens de pessoas em peças publicitárias. Esses anúncios deverão trazer a seguinte mensagem escrita: "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada".

O responsável pelo anúncio ou pelo veículo de comunicação que descumprir a medida poderá ser punido com advertência, obrigatoriedade de esclarecimento e multa de R$ 1,5 mil a R$ 50 mil, cobrada em dobro na reincidência. Caberá ao Poder Executivo definir os órgãos que aplicarão as sanções.


Idealização do corpo

Com a obrigatoriedade de avisos sobre a manipulação de imagens, Wladimir Costa quer acabar com a idealização do corpo humano pela publicidade e com a difusão da ideia de que as modelos e os modelos retratados são perfeitos.

"Em tempos de Photoshop, a manipulação de imagens faz com que a fotografia seja muitas vezes radicalmente diferente da realidade. Manchas na pele são apagadas, rugas são cobertas, quilos a mais são extirpados. É difícil a um leigo perceber que o resultado final não é uma imagem original", afirma o deputado.

Ele alerta ainda para o fato de que a busca do público por esse ideal de beleza, em que todos são magros, pode causar transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, principalmente entre os mais jovens.

Com informações do Fotocolagem.

VIII Concurso Nacional de Fotografia

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© Divulgação

Lançado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) o VIII Concurso Nacional de Fotografia. A proposta é incentivar a reflexão sobre a prevenção ao uso de drogas por meio da linguagem visual.

O tema deste ano é "A juventude na prevenção ao uso de drogas". Os prêmios, em dinheiro, serão distribuidos em duas categorias: fotógrafo amador e fotógrafo profissional. Cada participante poderá inscrever apenas uma fotografia.

O prazo final de inscrição é 23 de abril de 2010. Outras informações, regulamento e ficha de participação podem ser acessadas através do site do SENAD.

MACROFOTOGRAFIA: passo-a-passo VI

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Por Francisco LOPES Filho

© Lopes

Fundo

É aconselhável preencher todo o quadro do visor com o assunto a ser fotografado para evitar que sobre espaço na foto e apareçam outros detalhes. Se o fundo for muito disperso e estiver atrapalhando, recomenda-se utilizar um fundo neutro como, por exemplo, uma folha de cartolina colocada atrás do objeto a ser fotografado.

Estas informações da série MACROFOTOGRAFIA não esgotam o assunto. Outros detalhes podem ser obtidos em livros, revistas e sites que tratam quase que somente de macrofotografia.

Contato: lopesfilho42@uol.com.br / clubedafotografiapetrolina@gmail.com

MACROFOTOGRAFIA: passo-a-passo V

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Por Francisco LOPES Filho

© Lopes

Profundidade de campo

Em macrofotografia a profundidade de campo é muito importante e depende da objetiva e do grau de ampliação do assunto a ser fotografado. Quanto maior a aproximação, menor é a profundidade de campo. Um dos “macetes” é utilizar diafragmas bem fechados (f/16, f/22 ou f/32).

Contato: lopesfilho42@uol.com.br / clubedafotografiapetrolina@gmail.com

MACROFOTOGRAFIA: passo-a-passo IV

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Por Francisco LOPES Filho

© Lopes

A focalização

Para focalizar, o método mais eficiente é por aproximação em relação ao assunto. No início, dá um pouco de trabalho encontrar o foco. Uma mesa “estativa”, um tripé ou monopé facilitam a focagem, pois mantêm a câmera imóvel. Quando se utiliza uma mesa “estativa” é bom usar um cabo disparador para evitar movimentar a câmera quando se aperta o disparador.

Com a câmera na mão, quando se deseja fotografar insetos vivos no campo, é aconselhável usar um flash comum ou um ring-flash que fornece uma iluminação uniforme à curta distância sem produzir sombras.

© Lopes

Contato: lopesfilho42@uol.com.br / clubedafotografiapetrolina@gmail.com

MACROFOTOGRAFIA: passo-a-passo III

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Por Francisco LOPES Filho

© Lopes

O filme (com câmeras analógicas)

Para aqueles que ainda usam filmes, um dos mais adequados para fazer macrofotografia é o cromo (slide) de baixa a média sensibilidade, como por exemplo, o de ISO 64 e ISO 100. Filmes negativos também podem ser usados e são até mais baratos que o cromo. A sensibilidade destes filmes também deve ser baixa, pois dá melhor contraste e nitidez à imagem. Isso, no entanto, não invalida o uso de filmes de maior sensibilidade como os de ISO 200 ou de ISO 400, mas normalmente apresentam granulação na fotografia ao ser ampliada.

© Lopes

Contato: lopesfilho42@uol.com.br / clubedafotografiapetrolina@gmail.com

MACROFOTOGRAFIA: passo-a-passo II

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Por Francisco LOPES Filho

© Lopes

A câmera

A câmera mais recomendável para se fazer macrofotos é a reflex, pois este tipo de câmera permite trocar as lentes e usar a objetiva macro ou uma lente close-up (de aproximação). Esta última, por sinal, é muito utilizada por fotógrafos iniciantes e por aqueles que têm poder aquisitivo mais baixo. Câmeras digitais também podem ser usadas para se fazer macrofotos. É só colocar no modo macro.

© Lopes

Contato: lopesfilho42@uol.com.br / clubedafotografiapetrolina@gmail.com

MACROFOTOGRAFIA: passo-a-passo I

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Por Francisco LOPES Filho

© Lopes

Muitos fotógrafos não gostam de fotografar somente o que os outros normalmente enxergam no dia-a-dia. Vão além, na busca de detalhes, procurando compor com formas e cores, imagens que escapam da maneira convencional de observação e interpretação. E a macrofotografia é uma prática ideal para desvendar esse maravilhoso mundo que é a fotografia de aproximação.

A macrofotografia é, portanto, a técnica de fotografar à curta distância, ampliando o assunto com o auxílio de equipamentos fabricados especialmente para essa finalidade, como lentes close-up, tubos e foles de extensão e as famosas objetivas “macro”, cujo poder de aproximação alcança em certos casos, a taxa de 1:1, o que significa dizer que obteríamos uma imagem de tamanho igual ao do objeto fotografado.

© Lopes

Contato: lopesfilho42@uol.com.br / clubedafotografiapetrolina@gmail.com

Fotógrafo é eliminado da WPP

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Fotografia que integrava a série eliminada
© Stepan Rudik

O júri do World Press Photo anunciou a eliminação do fotógrafo ucraniano Stepan Rudik, que recebeu o terceiro lugar na categoria "Sports Features", com a série de fotografias intitulada “Street fighting”.

O prêmio, divulgado no último dia 11 de fevereiro, em Amsterdã, foi anulado após o júri solicitar as imagens em arquivo RAW e comprovar que o fotógrafo violou as regras do concurso. De acordo com a comissão julgadora, Rudik removeu um elemento da imagem.

Pelas normas do World Press Photo, apenas são permitidos retoques que se ajustem aos padrões atualmente aceitos. Na opinião do júri, o fotógrafo superou "o limite do que é a prática aceitável". Eliminada, a série de Rudik não fará parte do catálogo anual e da exposição itinerante que roda o mundo. A série, inclusive, já foi retirada do site oficial do concurso.

Região do Vale sob as lentes de Orlando Brito

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Orlando Brito fotografa para novo projeto
© Cecilio Bastos

A cidade de Juazeiro (BA), mais uma vez, é cenário de projeto fotográfico. Agora, o município acolheu o olhar do fotojornalista Orlando Brito, que esteve na região durante o último final de semana de fevereiro.

No Vale do São Francisco, o fotojornalista capturou imagens de partidas inusitadas de futebol, tanto no centro da cidade de Juazeiro (BA), além de Petrolina (PE), como, também, áreas periféricas e distritais dos dois municípios. Satisfeito com os resultados, Orlando Brito ressaltou a importância da cultura desta região: "(...) esse lugar aqui é um espelho muito significativo do povo brasileiro", afirmou.

O novo trabalho do fotógrafo contrasta sonho e realidade, dentro do universo futebolístico. A ideia do livro de fotografia é compor um olhar singular sobre o esporte mais popular do país: o futebol.

Com imagens capturadas em vários estados do território nacional, o eixo central do livro é a influência do futebol sobre a sociedade brasileira. Para Brito, o tema apresenta "uma grande amplitude social e precisa de um olhar mais atento, crítico, que fuja da mesmice dos medias".

O título do livro ainda não está definido, mas a perspectiva de lançamento é o primeiro semestre deste ano.