Brasileiro premiado no WPP

© Daniel Kfouri

Anunciados os vencedores do World Press Photo Award 2009 e o brasileiro Daniel Kfouri foi premiado na categoria Sports Action. Kfouri diz que luta por publicações que valorizem a íntegra dos trabalhos e afirma que

"infelizmente é raro de acontecer no mercado editorial brasileiro. No Brasil, você não vê nenhum veículo que tenha uma linguagem apurada, como tem os veículos mais influentes do mundo, como os europeus e os americanos. As pessoas precisam refletir quando vêem uma imagem do mesmo modo que refletem quando lêem um texto".

© Pietro Masturzo

A fotografia que venceu o prêmio principal é de autoria de Pietro Masturzo. A imagem mostra mulheres protestando em cima de uma casa em Teerã, no Irã. Para o fotojornalista Alexandre Belém, a WPP está se tornando previsível e explica que a foto do ano, seguindo as premiações passadas, "não se baseia na imagem do ano. É o fato do ano, a notícia do ano ou o que achamos importante do ano que passou".

A galeria completa dos vencedores você acessa clicando aqui.

6 comentários:

Marcelo Camilo disse...

Concordo com o Kfouri. Não sei qual a publicação do Brasil que valorize as fotoreportagens.

Fran disse...

Jornalisticamente Marcelo,

NENHUMA!

Carina Felice, Photography disse...

Felicitaciones, siempre es gratificante que la Fotografia Latinoamericana ocupe un lugar de importancia y la vuestra es merecedora.
Exitos! Abrazos!

Ferdinand disse...

Um lance mágico sobre o skatista.
A fotografia do ano me parece ter utilizado uma camada de tratamento intensa.

Marina Sá disse...

De certo Ferdinand. Uma imagem noturna que com certeza recebeu tratamento para melhorias. Vejo uma cor plástica e sem muita naturalidade, mas que não deixou de cumprir o papel fotojornalístico.

Marina Sá disse...

Também deixo o meu protesto pela falta de publicações que valorizem a fotografia jornalística. Precisamos, realmente pensar mais foto.

Carina Felice, é verdade! É sempre gratificante ver a galera latina se destacando e ganhando espaços. A Argentina possui excelentes fotógrafos.