Ministro da cultura se reúne com produtores culturais da fotografia

Iatã Cannabrava entrega ao ministro Juca Ferreira a Carta elabora no Paraty em Foco 2009
© Rafael de Oliveira

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve reunido nesta última segunda-feira, dia 7 de dezembro, em Brasília, com representantes da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB). O encontro objetivou solicitar o apoio para estabelecer canais de comunicação, criar sistemas de interlocução entre a classe fotográfica e os setores públicos e privados. Na ocasião, foi entregue a Carta de Paraty, que formaliza a criação da RPCFB. A elaboração do documento foi resultado do 1º Encontro de Agitadores Culturais da Fotografia no Brasil, realizado em setembro deste ano naquela cidade histórica do litoral fluminense, durante o evento Paraty em Foco. Sugestões de formas de incentivo ao setor como o lançamento de editais específicos e a realização de uma pesquisa sobre as iniciativas nacionais no campo da fotografia também foram apresentadas. “Quando estiver finalizado o projeto precisamos nos reunir com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) para consolidar uma parceria”, disse Juca Ferreira. Quanto às iniciativas educacionais, o ministro da Cultura ressaltou que, em sua opinião, a fotografia tem que interagir com as escolas públicas de todo o Brasil: “crianças fotografam muito bem. Em algum momento da iniciação escolar, temos que incluir a fotografia para o desenvolvimento cultural dessas pessoas”. Para Iatã Cannabrava, coordenador do Paraty em Foco e um dos signatários da Carta, é necessário a elaboração de políticas públicas para o setor. Ele ainda destacou que está sendo planejada uma ação para registrar o Brasil. “Precisamos criar um plano para documentar os lugares mais escondidos do país.” Estiveram presentes os produtores culturais da fotografia Iatã Cannabrava, Carlos Carvalho, Ana Carolina Póvoas, João Kulcsar, Patricia Gouvêa, Guto Muniz, Andreas Valentin e Ricardo Junqueira. Também estiveram presentes pelo Ministério da Cultura, Ricardo Resende, Micaela Neiva Moreira e Juliana Nolasco Ferreira.

Fonte: MinC

3 comentários:

Felon disse...

Iniciativa muito boa!

Alguma coisa há de dar certo.

Caique disse...

Bons frutos virão com certeza.

Flavio Ciro disse...

Esta é so mais uma prova de que a Fotografia esta ganhando força ,como em nenhum outro tempo, pelo Brasil e mundo. Vejo isso em todos os lugares, e como dizia a poeta> Posso ser um sonhador, mas não o unico.
Acho que quando um país acorda para o fato de que a Fotografia como linguagem pode ser uma instrumento poderoso de expressão, documentação e de arte, temos um bom caminho andado para o sucesso neste campo. O que acontece agora como em nenhum outro tempo é sim a expansão desses espaços.
Fotografia é imagem e não há nenhuma expressão mais universal e mais capaz de traduzir uma realidade.
Avante compaheiros