Pedro Martinelli em Paraty

O fotojornalista Fernando Rabelo do Images&Visions está em Paraty e reportou alguns momentos do workshop de Pedro Matinelli para o MAGEM.

O fotógrafo Pedro Martinelli no 5 º Paraty em Foco
© Fernando Rabelo

Com informações de Fernando Rabelo

O workshop “Projeto pessoal: processo de criação e produção”, do fotógrafo Pedro Martinelli contou com a participação de 15 integrantes. O grupo de trabalho visou alinhar todas as etapas da construção de um projeto pessoal na fotografia.

Martinelli começou as atividades fazendo algumas colocações sobre o ato de fotografar hoje, as mudanças do mercado editorial, as novas relações impostas a partir do digital e o posicionamento dos fotógrafos nesse novo mercado e novo paradigma. Algumas colocações dele:

"Hoje, com a banalização da fotografia, qualquer um fotografa. O que é bom por um lado, mas isso afetou profundamente a profissão do fotógrafo, que está se tornando cada vez mais difícil. A saída que vejo é que os fotógrafos precisam propor projetos."

"O fotógrafo precisa se adiantar hoje e começar a fazer suas pautas, colocar no papel suas idéias. A escrita entrou na concepção do projeto. Fotógrafo hoje precisa colocar no papel suas idéias e listar seus sonhos."

"Fotógrafo tem que escrever e pensar os projetos."

"Eu não era do tempo do fotógrafo que escrevia, mas hoje isso se faz necessário."

"Minha grande galeria era a banca de revista”, hoje, o mercado editorial está cada vez menos aquecido."

"A câmera fotográfica tem que ser uma extensão do corpo. Vejo hoje muita gente olhando para a câmera e não olhando para o mundo."

"No futuro, as câmera vão estar customizadas. Você vai chegar na loja e poderá 'montar' a sua."

10 comentários:

Livia disse...

"Fotógrafo tem que escrever e pensar os projetos."


Isso aqui diz muita coisa...

Mirian Freire disse...

Para os que pensam que é só sair por ai apertando o disparador e dizer "que foto lindinha", eis o ensinamento.

Caio disse...

Acho que quando tivermos que montar nossas câmeras aí o desastre fotográfico vai ser consumado. O lixão vai precisar de mais espaço.

Marla disse...

Creio que o fotógrafo hoje é um individuo mais independente das redações. Isso é uma evolução.

Lindice disse...

O mercado tá cada vez mais seletivo...

Flavio Ciro disse...

Como em qualquer area nesses dias, o profissional precisa ser organizado, conhecer bem e estar atualizado acerca do seu mercado e analisar quase sempre as novas possibilidades que surgem. Estar bem estruturado, equipado adequadamente e pronto para o trabalho é vital. Fazer um bom network onde ja atuou ajuda a manter seu nome no topo da lista. As oportunidades são muitas para quem vive ligado. Quase nenhuma para quem não se coloca assim. Mas produzir é vital e deve ser prioridade maxima. Em suma, a atitude positiva ajuda e muito.

Marcos disse...

O desafio do fotojornalista hoje é a criatividade e conhecimento adquiridos na academia.

Uma formação é mais que importante para uma profissão tão humana.

Lari Star disse...

Muito além do que simplesmente tá no topo da lista é está desempenhando um trabalho ético e com dignidade humana.

Flavio Ciro disse...

Sempre Lari. Etica e dignidade são basicos.Quando me referi a estar no topo da lista não foi de ser o melhor. O mais famoso ou coisa assim.Mas estar na lista dos que podem desempenhar o trabalho e ser lembrado como um profissional pronto para cumprir a pauta. Ser confiavel e capaz como profissional. Muita gente fotografa legal, mas não tem esta qualidade que o mercado tanto precisa hoje. O mesmo vale para o pessoal de texto.

Lari Star disse...

Ok Flávio. Me expressei mal...