Começa o Paraty em Foco


Em sua 5ª edição, o Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia Fnac, realizado de 23 a 27 de setembro na cidade histórica de Paraty (RJ), apresenta o cenário das revoluções e renovações pelas quais passa a fotografia contemporânea. Serão 18 workshops, 14 mesas e entrevistas, 3 noites de projeção e mais de 70 convidados.

Um dos destaques da programação deste ano são as noites de projeção, dando ênfase a algum aspecto da fotografia, como a noite da Fotografia Pernambucana, com curadoria do fotógrafo recifense Eduardo Queiroga, que exibirá um panorama das mudanças que estão ocorrendo na fotografia de Pernambuco. As outras noites terão a curadoria da fotógrafa Ilana Bessler, Garapa e CIA de Foto.

Outra novidade no evento é que as palestras em formato de entrevista, marca registrada do Paraty em Foco, serão transmitidas ao vivo pelo site do evento. A programação conta com a participação de Pedro Martinelli, referência quando o assunto é Brasil, e a dupla Orlando Brito e Lula Marques, que apresentarão a mesa Fotógrafos no Poder. Os dois são fotojornalistas da história da política brasileira e revelam, através de suas imagens, que o mundo exclusivíssimo do poder nem sempre é tão exclusivo assim.

O evento inclui também exposições e workshops que trazem discussões tecnológicas ao Festival, outros que oferecem um contato mais direto com a natureza, como o Narrativas Visuais ou ainda uma vivência de dois dias fotografando num veleiro.

Nas exposições, mais novidades: as galerias de Paraty recebem o projeto Galerias Convidadas, estreando com galerias de Pernambuco (Arte Plural), Rio de Janeiro (Instituto Moreira Salles, Gávea e Coletiva dos Jovens do ITAE) e São Paulo (Babel).

No site do evento você pode conferir a programação completa do evento, se informar sobre as atividades, participar do blog, postar imagens no Flickr Group e até mesmo acompanhar o evento de onde estiver, através da transmissão simultânea das atividades pela internet.

3 comentários:

Flavio Ciro disse...

Paraty como outros encontros onde se cultua a fotografia, é a certeza de que esta linguagem esta cada dia mais universalizada e presente entre nós. Nós fotografos, profissionais e amadores somos uma legião crescente.
Nosso "amigo" Evandro Teixeira esta por lá e certamente vamos ouvir dele detalhes interessantes sobre este encontro.

Vagner disse...

O site do Paraty tá muito legal e as transmissões ao vivo demais!

Blog muito bom esse. Continuarei seguindo...

Coordenação MAGEM disse...

Obrigada Vagner! Muito bom receber sua visita e ter a sua participação! Continue nos visitando e colaborando sempre com o nosso blog e, principalmente, com o mundo fotográfico.

Abraço,
Equipe MAGEM