Surrealismo fotográfico

© Jean Marc Godès - "Les oiseaux"

Como parte da programação do evento “Ano da França no Brasil”, uma iniciativa do governo dos dois países, o artista plástico francês Jean Marc Godès está em visita à cidade de Juazeiro/BA.

© Jean Marc Godès - "Fugue"

A técnica de Godès consiste no registro fotográfico de instalações por ele mesmo construídas. Em suas produções, denominadas pelo próprio artista de “foto poética”, o francês enfatiza o livro e a leitura. “Meu objetivo é convocar a imaginação, estimular o desejo da leitura através de uma imagem, um momento”, diz Godès.

© Jean Marc Godès - "Ecrivain public"

Para cada obra Godès afirma desenvolver um trabalho de pesquisa analisando padrões artísticos. O objetivo, segundo ele, é tornar o encenado das fotografias “um momento situado em ambos os lados da fronteira da realidade”. Godès explicita que em nenhum momento manipula suas imagens em softwares.

© Jean Marc Godès - "Le pèlerin"

O artista desenvolve trabalhos por onde passa. “Em um mundo dominado pela imagem, por uma galeria de retratos, ao longo de uma viagem sonhada, eu construí mundos incertos envolvidos na interpretação da realidade”, revela.

© Jean Marc Godès - "Le champ"

O trabalho de Godès está em exposição pelo Brasil e em novembro chega à Juazeiro. Você pode conhecer mais sobre a produção do artista plástico através do blog http://photolivre.canalblog.com.

7 comentários:

Ilana Copque disse...

Fantástico!!!

Carina Felice, Photography disse...

un lujo, realmente una muy interesante propuesta de Arte fotografico!

Daniel Freitas disse...

Essa foto do gato e do rato é chocante.

Alan disse...

A forma como Godes constroi as instalações é realmente algo dos sonhos, subconsciente, como assim o deve ser arte surreal.

Jaquelyne Costa disse...

Um Salvador Dalí da Fotografia!!

Meu Deus!

Que maravilha...
Fiquei sem ar aqui!!!
Nossa!!
Gostaria de conhecer esse fotógrafo!!

Marla Dantas disse...

Esse artista tem sensibilidade. É um trabalho fabuloso e a fotografia só a engrandecer as instalações. Um feliz casamento!

Samanta Cruz disse...

Surrealismo mesmo, mas a fotografia em sua técnica apresenta falhas. Na maioria das fotografias percebe-se uma luz dura.