Dia mundial da fotografia

19 de agosto é o dia mundial da fotografia e nada como um pouco da história dessa arte para comemorar esta data especial.

Acredita-se que as primeiras imagens jornalísticas publicadas pela imprensa são panorâmicas da rua St. Maur, realizadas nos dias 25 e 26 de junho de 1848 pelo fotógrafo Thibaut durante uma revolta em Paris. Trata-se de matrizes fixadas em metal e reproduzidas em gravuras pelo jornal L'Illustration Journal Universel.

Porém, vários historiadores divergem desta informação. Alguns livros de História da Imprensa apontam que foi o periódico Illustrated London News, em 15 de abril de 1848, o primeiro a publicar uma imagem copiada manualmente de uma fotografia.

Há ainda os que consideram que as primeiras reportagens fotográficas realizadas no mundo foram capturadas por Roger Fenton na Guerra da Criméia, em 1855, e Mathew Brady, em 1861 e 1865, na cobertura da Guerra de Secessão.

Naquela época os métodos de impressão ainda não permitiam a reprodução fotográfica nas páginas dos jornais. As fotos serviam apenas de orientação paras os desenhistas reproduzirem os fatos.

A fotografia só pode ser impressa a partir da invenção do sistema de retícula, que decompõe a fotografia em pontos de tamanho variável, permitindo a impressão do meio-tom. Portanto, as primeiras fotos publicadas em jornal só vão aparecer em 1880. Alguns pesquisadores creditam a primazia ao Daily Herald, e, a maioria, ao Daily Graphic, com uma foto de 04 de março de 1880, de autoria de Stephen Horgan, intitulada “A scene in Shantytown”.


Fonte:Fotosite

5 comentários:

Flavio Ciro disse...

Hoje queria lembrar todos os fotografos, e são milhares, que de alguma forma colaboraram ou ainda o fazem, para que a fotografia tenha a importancia que tem nas nossas vidas. No mundo. Como linguagem, arte, jornalismo etc.
Ela, a fotografia, é a reunião de varias tecnologias e muitas escritas. Olhares. No momento em que lemos aqui, um clique esta sendo feito, e a importancia que esta atitude vai ter , so saberemos depois.
Á linguagem das mil palavras....
mil cliques.

Jaquelyne Costa disse...

A fotografia parece mágica!
São maravilosas essas primeiras imagens...
Graças a Deus que existe a fotografia e aqueles seus apóstolos - os fotógrafos!

Parabéns a todos os que realzam esta arte!

Abraços

Marla Cunha disse...

Essa coisa da luz é uma mágica dos céus para o homem. Como é interessante a gente poder congelar um momento que não volta mais.

Cassiano Muniz disse...

Considerações a parte, a expansão do digital colocou e continua colocando uma sombra sobre a arte da fotografia. Agora todo mundo com uma maquininha na mão se acha fotógrafo. A coisa não é por aí. Fotografia é muito mais do que sair clicando por aí.

Anônimo disse...

"Charles Cabeça de Boêmio" ou simplesmente "Charles"; amigo, irmão...figuraça de primeira na vida de todos nós que convivíamos no mesmo barco existencia... Ave Charles! Ave Euvaldo!