Concurso "O Céu do Brasil" anuncia vencedor



O concurso fotográfico "O Céu do Brasil", promovido pela Fundação Planetário em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Ministério da Ciência e Tecnologia, já tem um vencedor.

A foto de Flávio Varricchio foi aclamada pelo júri como a grande vencedora. O resultado foi publicado hoje no Diário Oficial do Município e as fotos classificadas, mais a vencedora já podem ser vistas no Flickr da Fundação Planetário em: http://www.flickr.com/photos/fundacaoplanetario/show/

O concurso, realizado com o objetivo de comemorar o Ano Internacional de Astronomia, foi um grande sucesso e contou com a participação de fotógrafos profissionais e amadores de todo o Brasil. Foram mais de 200 participantes que mostraram em fotos o céu dos quatro cantos do Brasil.

O júri formado por profissionais renomados de fotografia, como Evandro Teixeira do Jornal do Brasil, Alcyr Cavalcanti da AFORC (Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro), José Carlos Diniz, José Linhares e o diretor de astronomia da Fundação Planetário, Fernando Vieira, se reuniu na última semana do mês de junho e chegou a um consenso sobre a foto vencedora.

Varricchio usou um recurso de astrofotografia que consiste em apontar a câmara fotográfica para o pólo celeste e fazer várias exposições sucessivas. Com isto, consegue-se captar o movimento de rotação da Terra em torno do seu eixo. Neste recurso fotográfico, os astros não aparecem na foto como pontos, mas sim como traços luminosos mais ou menos longos.

A foto vencedora e as 49 melhores farão parte de uma exposição que será inaugurada em agosto no Planetário da Gávea, Rio de Janeiro.

Fonte: ARFOC-RJ

5 comentários:

Melanie disse...

O cara destruiu! Foto espetacular.

Melanie disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Clair disse...

Os jurados foram certeiros.

Vicente disse...

Unânime!

Isabella MenSant! disse...

Simplesmente perfeita!!!
Parece até uma pintura!